Em todas as edições sempre foi ultrapassado o número de mil congressistas. O número de pessoas envolvidas, portanto, foi significativamente maior – representantes comerciais, secretárias, jornalistas, etc.
Num tempo em que o tempo é um problema, pelas particularidades de vidas agitadas, especialmente no aspecto profissional, sugerimos uma participação dos colegas médicos , por menor que seja, em nossa Associação Médica. É verdade, sabemos, ela não gera retorno financeiro e tampouco projeção pessoal ou profissional. Talvez por isto mesmo, sentimo-nos tão à vontade de chamar a todos. Tempo é uma questão de organização e prioridades. Aliás, se desejamos que uma tarefa seja realizada, o melhor a fazer é nós mesmos executá-la, ou repassá-la a alguém muito ocupado.
Mas, voltando ao título da matéria – lá vão boas razões para realizarmos os congressos médicos em Passo Fundo:
1) O conhecimento médico multiplica-se de maneira avassaladora. Manter-se atualizado é uma necessidade. Muitos de nós investem muito tempo e dinheiro em eventos nacionais/internacionais para manter-se informado. Por que não trazer experts ao nosso meio, onde nosso custo é infinitamente menor e as facilidades maiores? Quem participou dos congressos já realizados, com certeza, aprendeu muito;
2) Numa época de proliferação de escolas médicas, Passo Fundo tem de assumir seu papel como polo médico regional científico. Se não oferecermos um evento periódico que permita aos profissionais da região reciclagens, outro centro o fará. Não podemos cometer um erro histórico como este. Aliás, até hoje nos perguntamos como Passo Fundo perdeu uma feira de agronegócio que é referência internacional?
3) Devemos isto aos médicos da região. Sim, porque muito de nosso trabalho nos é encaminhado pelos colegas das cidades menores que nos cercam. Para estes, sair para cursos de atualização é muitas vezes difícil. Oportunizar um belo evento em Passo Fundo e em três ou quatro dias assistir a um programa rico e variado é uma maneira de dizermos “obrigado” a estes pares;
4) Somos um centro de alta resolubilidade médica. A sessão de temas livres – envolve nossos doutorandos e residentes – mostremos nossa produtividade!
5) O sucesso de cada evento repercutirá positivamente para todos!
Poderíamos citar outras razões, mas estas, comprovam a importância dos Congressos Médicos em Passo Fundo.